Em Montes Claros, pacientes do SUS poderão andar de ônibus de graça

Em Montes Claros, pacientes do SUS poderão andar de ônibus de graça

Foi aprovado, pela Câmara Municipal de Montes Claros, um Projeto de Lei, de autoria da Prefeitura, que institui o Programa Passe Saúde Especial, destinado a assegurar o acesso gratuito ao transporte público coletivo municipal aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em situação de vulnerabilidade social.
O programa tem o objetivo de reduzir barreiras econômicas de acesso aos serviços de saúde, garantindo a continuidade dos tratamentos. Desta forma, os pacientes que atenderem aos requisitos exigidos terão disponibilizados mensalmente créditos para utilização exclusiva no transporte público coletivo municipal.
O paciente que terá direito ao benefício deverá atender a requisitos como: estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); ser beneficiário de programas federais como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, entre outros; possuir diagnóstico de doença Renal Crônica em terapia renal substitutiva por hemodiálise; possuir diagnóstico de neoplasia maligna em tratamento ativo em serviço habilitado pelo SUS; possuir encaminhamento para realização de consultas especializadas; possuir encaminhamento para realização de exames diagnósticos; possuir condições clínicas e funcionais para utilização do transporte público convencional.
Para cada consulta, exame ou procedimento autorizado serão disponibilizados, no mínimo, dois créditos de transporte, correspondentes ao deslocamento de ida e volta. Já para os usuários em tratamento de hemodiálise, a quantidade de créditos poderá ser calculada com base na programação mensal das sessões registradas pelo serviço de saúde.
Para usuários em tratamento oncológico, a quantidade de créditos poderá ser calculada com base na agenda mensal de consultas, quimioterapia, radioterapia, exames e demais procedimentos vinculados ao plano terapêutico.
É importante ressaltar que o benefício será destinado exclusivamente aos usuários com autonomia funcional suficiente para utilização do transporte coletivo convencional. Para os pacientes que possuem limitações físicas ou restrições clínicas que impeçam o deslocamento, o auxílio continuará sendo prestado através de outros programas da Prefeitura.
Ao encaminhar o projeto para aprovação, o prefeito Guilherme Guimarães destacou a importância do benefício.
“Oferecer sistema de saúde sem acessibilidade não é justo. De forma inovadora, esse projeto garante uma atenção especial para as pessoas que realmente necessitam”, destacou.
Programa vai ampliar ainda mais o acesso aos serviços de saúde municipais
Magnific

JORNALCONECTADO