Meninas ocupam cargos de liderança por um dia em Teresina: ‘superei barreiras e perdi medos’, diz adolescente


Projeto leva meninas a cargos de liderança por um dia em Teresina
Meninas tiveram a oportunidade de ocuparem cargos de liderança através do projeto #MeninasOcupam. Ao longo do mês de outubro, várias jovens tiveram um dia como chefes em órgãos públicos de Teresina, em virtude do Dia Internacional da Menina.
O projeto é promovido pela ONG Plan Brasil, que desenvolve ações sociais para combater a violência contra meninas em alguns estados do país. A proposta é que elas ocupem espaços historicamente pouco acessíveis para mulheres.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Nesta terça-feira (20), Maria Clara, de 13 anos, e Maria Vitória, de 14, encerraram a campanha deste ano em uma sessão no Tribunal de Contas do Estado. Para Vitória, foi um avanço na sua própria comunicação, além de despertar seu interesse em uma possível carreira jurídica.
“Vou guardar esse momento no coração. A gente pensa que só vai participar desses momentos quando for adulta. Eu passei muitas barreiras e perdi medos que eu tinha”, afirmou a adolescente.
Já para Maria Clara, a experiência foi a realização de um sonho. “Desde pequena, eu sonhava em ocupar uma presidência. Eu amei!”, afirmou ela.
A campanha iniciou no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), no último dia 10, onde a menina Ana Júlia foi auditora e participou de uma fiscalização simulada. Para a adolescente de 17 anos, a experiência foi incrível e inesquecível.
“O espaço que elas me deram para falar o que eu pensei, cada pergunta feita e a oportunidade de conhecer um pouco do TCE, foi uma experiência incrível que jamais esquecerei. Eu conduzi uma inspeção em uma escola sobre educação inclusiva onde foram direcionadas várias perguntas à diretoria e ao professor de Atendimento Educacional Especializado”, afirmou a adolescente.
Ana Júlia também compartilhou seu sonho de trabalhar com projetos que combatam a violência contra meninas e mulheres. Ela deseja seguir carreira como diretora jurídica.
Nos dias 14, 15 e 16 de outubro, outras meninas também participaram do projeto. Zayra, Mayana e Nicole, de 9 anos, além de Ágata e outra Nicole, ambas com 11 anos, assumiram os cargos de prefeita e secretárias da Mulher. Elas participaram de reuniões, visitas e conversas com equipes técnicas, além de momentos de escuta.
As participantes também acompanharam o trabalho da delegada Lucivânia, na Casa da Mulher Brasileira, e vivenciaram o ambiente de acolhimento e atendimento oferecido às mulheres.
Em Teresina, a ONG atua nas zonas rurais, onde realizam atendimentos e projetos com criancas e adolescentes contra a violência de gênero, segundo a facilitadora de projetos, Carleidey Fontes.
“A mensagem que levamos é de que precisamos romper esse ciclo de violência contra meninas e mulheres. Para o Dia Internacional da Menina, nós tivemos a felicidade de levar as jovens para ocupar cargos de gestão relevantes, que são espaços que as meninas enfrentam resistência em ocupar” diz Carleidey.
Projeto leva meninas a cargos de liderança por um dia em Teresina
Eduarda Barradas (G1)
*Eduarda Barradas, estagiária sob supervisão de Lucas Marreiros.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube