Jovem que sobreviveu 12 dias em mata no interior de SP foi encontrado após pedir água a morador

Jovem que sobreviveu 12 dias em mata no interior de SP foi encontrado após pedir água a morador

Jovem resgatado em mata de Cabreúva recebe alta
O jovem que sobreviveu 12 dias em uma área de mata próxima à Serra do Japi, em Jundiaí, no interior de São Paulo, foi encontrado ao pedir água a um morador da região, na terça-feira (23).
Davi Marcos Amancio Toledo, de 21 anos, é de Cabreúva (SP) e havia desaparecido no dia 11 de dezembro. A mãe, Laís Toledo, afirma que ele foi encontrado debilitado, desnutrido e muito cansado.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Ao chegar à casa do morador da região, onde pediu água, ele foi identificado. O morador, então, acionou a central de monitoramento da Guarda Municipal.
“Ao chegar lá, verificamos que ele estava bem magro, devido à quantidade de dias que ficou na mata, e com alguns ferimentos na perna”, relembra o secretário adjunto de Segurança e Defesa Civil de Cabreúva, Fábio Luiz Fiori.
Durante o período em que esteve fora de casa, o jovem enfrentou frio intenso e chuva. Apesar da angústia, a mãe contou que nunca perdeu a fé durante o tempo em que Davi havia sido considerado desaparecido.
“A pior parte foi o frio. Ele teve que cavar um buraco para se proteger”, contou em entrevista à TV TEM.
“Desde o início, naquele desespero todo, procurando em todo lugar, meu coração de mãe sempre disse que ele estava na mata. Foram 12 dias intermináveis, com momentos de muito desespero, mas eu tirei o coração de mim e agi com a fé de que ia encontrar meu filho vivo”, completa.
As autoridades estenderam as buscas por Cabreúva, Jundiaí (SP), Itu (SP), Pirapora do Bom Jesus (SP) e Salto (SP). A família distribuiu panfletos e percorreu diversos bairros em busca de informações sobre o paradeiro de Davi.
Davi Marcos Amancio Toledo, que estava desaparecido em Cabreúva (SP), foi encontrado na terça-feira (23)
Arquivo pessoal
Laís destacou ainda o apoio recebido dos guardas municipais, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
“Todos fizeram um trabalho maravilhoso. As buscas por desaparecidos costumam durar até 72 horas, mas, para eles, não teve limite. Foram todos os dias”, contou. Amigos e moradores também ajudaram, entrando na mata para procurar o jovem.
Depois de ser resgatado, Davi foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jacaré e teve alta na quarta-feira (24). O pai do jovem, Vitor Marcos Toledo, diz que o reencontro foi um dos momentos mais emocionantes de toda a sua vida.
“Depois de tantos dias de terror e desespero, agora estamos em paz. Foi o melhor presente de Natal que poderíamos receber”, disse.
Vitor também contou como foi abraçar o filho pela primeira vez após o desaparecimento.
“Eu fui o primeiro que abraçou ele, foi muito emocionante. Eu me emocionei muito. O lugar onde a gente chegou, se vocês forem lá, é muita subida. Eu subi correndo, correndo. Quando cheguei lá, achei que não ia conseguir mais, como se tivesse enfartado. Dei um abraço nele. Ele estava muito abatido, muito, muito cansado, mas foi uma coisa muito linda”, concluiu.
Laís Toledo e Vitor Marcos Toledo, pais de Davi Marcos Amancio Toledo
Antônio Ferreira/TV TEM
Relembre o caso
Davi desapareceu em uma área de mata em Cabreúva no dia 11, uma quinta-feira. O boletim de ocorrência foi registrado na segunda-feira (15) e as buscas mobilizaram familiares, amigos e equipes de apoio.
Segundo o registro policial, o jovem saiu de casa por volta das 13h e foi visto pela última vez na Fazenda Guaxinduva, região próxima à Serra do Japi.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

JORNALCONECTADO