Plataforma gratuita reúne filmes e produções cearenses; veja como acessar

Plataforma gratuita reúne filmes e produções cearenses; veja como acessar

Plataforma gratuita de streaming Siará+ reúne títulos do cinema cearense
Thiago Gadelha/SVM
A plataforma gratuita de streaming Siará+ reúne diversos títulos do cinema feito por cearenses. Filmes, documentários e animações estão dentre as obras disponíveis no catálogo, que é gerido pelo Cineteatro São Luiz. A iniciativa foi lançada nesta terça-feira (5) pelo Governo do Ceará.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Com o serviço digital, a Secretaria da Cultura (Secult) busca ampliar o acesso da população à cena produzida pelo mercado audiovisual do estado. O lançamento foi realizado em homenagem aos 50 anos de carreira do cineasta cearense Rosemberg Cariry.
O catálogo de estreia possui títulos do cineasta homenageado, como o filme “Corisco & Dadá” (1996) e os documentários “O Caldeirão de Santa Cruz do Deserto” (1986) e “Patativa do Assaré – Ave e Poesia” (2009).
Outros nomes cearenses com obras na plataforma são Allan Deberton, Karim Aïnouz, Pedro Diógenes, Armando Praça, Amanda Pontes, Leonardo Mouramateus, Bárbara Cariry, Wolney Oliveira, Zelito Viana e Margarita Hernández.
O usuário também pode navegar pelas coleções:
Memória e Identidade Cearense
Corpo, Cotidiano e Gênero
Ruralidades e Sertões Urbanos
Experimentações Visuais e Narrativas
Patrimônio, História e Consciência Social
O streaming gratuito se insere em um conjunto de políticas públicas voltadas para o audiovisual cearense. O acervo contém obras catalogadas e licenciadas pelo Instituto Tamanduá Synapse Cultural.
O Núcleo de Acervo e Difusão Audiovisual, do Cineteatro São Luiz, é responsável pela moderação de conteúdo e gerenciamento do catálogo. A instituição também faz a administração, curadoria e divulgação, além de realizar o contato direto com distribuidoras, realizadores e público.
Como acessar
Confira como acessar a plataforma Siará+, com streaming gratuito do cinema cearense
Thiago Gadelha/SVM
A plataforma Siará+ está disponível para navegadores de computadores, celulares e smart TVs. Ao acessar o site, o usuário pode conferir o catálogo mesmo sem ter realizado o cadastro.
Acesse aqui a plataforma de streaming Siará+
Para se cadastrar, é possível realizar diretamente o login com uma conta Google. Desta forma, você acessa todo o conteúdo enquanto navega com a sua conta já existente no Google.
Outra opção é fazer o cadastro informando os seus dados, como nome completo, data de nascimento e telefone. Para esta modalidade, é necessário criar uma senha de acesso.
Com o acesso garantido, é só navegar pelos filmes, documentários, séries e animações disponíveis. Ao lado de cada título, o sinal “+” permite adicionar filmes à sua coleção. Também é possível criar coleções privadas e públicas, com uma imagem para cada playlist criada.
Futuro da plataforma
A aquisição e o licenciamento de novos títulos são passos previstos para os próximos meses, conforme a Secretaria da Cultura.
Até o dia 24 de agosto, estão abertas inscrições para chamada pública que irá selecionar 30 curta-metragens brasileiros produzidos entre 2020 e 2025. As produções deverão fazer parte do Acervo Permanente do Cineteatro São Luiz, compondo também uma mostra online na Siará+.
A plataforma também deverá potencializar o Projeto São Luiz Itinerante, que busca difundir o audiovisual cearense e brasileiro em escolas, universidades, cineclubes e outras instituições da capital e do interior.
Confira o trailer do filme ‘A filha do palhaço’, disponível de forma gratuita no catálogo da Siará+
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

JORNALCONECTADO